Lula pediu votos para Boulos: Captou R$ 250 mil via Lei Rouanet e teve apoio da Petrobras

广告位火热招租中

A Veredas Gestão Cultural, com sede no Rio de Janeiro, foi a produtora responsável pelo evento do dia 1º de Maio deste ano, em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu voto ao pré-candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL). Para financiar o evento, a produtora conseguiu captar R$ 250 mil por meio da Lei Rouanet, que é uma lei de incentivo à cultura. Essa quantia foi doada por uma faculdade privada de medicina de Campinas (SP), a São Leopoldo Mandic, e depois abatida dos impostos devidos pelo doador.

Imagem relacionada ao Brasil
Imagem relacionada à cultura

O evento, chamado de Festival Cultura e Direitos, contou com apresentações de diversos artistas, como os rappers Dexter, Afro X e Roger Deff, além dos pagodeiros Ivo Meirelles, Arlindinho e Almirzinho. A transmissão do evento foi feita pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e estava disponível no canal oficial da empresa no YouTube, mas foi posteriormente removida, embora ainda esteja disponível no canal de Lula.

O apoio político de Lula a Boulos

Durante o evento, Lula fez um discurso pedindo votos abertamente para Boulos, mencionando que ele está enfrentando três adversários nas próximas eleições municipais. O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta, afirmou que essa manifestação de apoio político está dentro das permissões da lei eleitoral.

Apoio e patrocínio ao evento

Além dos recursos captados pela Lei Rouanet, o evento também contou com o patrocínio da Petrobras e do Conselho Nacional do Sesi. A Petrobras confirmou ter patrocinado o evento por meio do programa Petrobras Cultural, e ressaltou que o patrocínio seguiu todos os requisitos jurídicos. Já o Sesi afirmou que não apoia eventos políticos partidários e que apenas apoiou o Ato do 1º de Maio unificado das centrais sindicais do país, cujo objetivo era celebrar a luta e a organização dos trabalhadores e trabalhadoras.

Conclusão

O apoio político de Lula a Boulos durante o evento do dia 1º de Maio, financiado parcialmente pela Lei Rouanet, gerou discussões sobre a legalidade da manifestação. No entanto, o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência afirmou que a fala de Lula está de acordo com a lei eleitoral. O evento também teve patrocínio da Petrobras e do Sesi, que afirmaram cumprir os requisitos legais. Apesar da baixa adesão do público, o evento foi transmitido pela EBC e a transmissão ainda pode ser encontrada no canal de Lula no YouTube.

Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário abaixo, siga-nos para mais atualizações, e não se esqueça de dar um like e compartilhar com seus amigos. Agradecemos por ler!


Por /


广告位火热招租中